Incentivar a discussão sobre a violência contra a mulher entre jovens de diferentes comunidades e grupos sociais e a reflexão quanto ao seu papel nas mudanças positivas de comportamentos e respeito à integridade física e psicológica das mulheres de hoje e de amanhã.

Um filme curto, referente à comemoração do 13º Aniversário da Lei Maria da Penha sob o tema: “Construindo novas histórias para meninas e meninos: quando relacionamentos se tornam abusivos, como perceber e mudar isso?”.

O filme deverá ter duração máxima de 1 minuto contando os créditos finais compostos obrigatoriamente por: nome do(a) autor(a), do(a) professor(a) responsável e o título da obra. Os vídeos que estiverem fora desses padrões serão desclassificados.

O vídeo pode ser produzido com imagens captadas por celular ou qualquer outro dispositivo de gravação, desde que seja possível fazer upload do mesmo nas redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp entre outros).

Todos os alunos de escolas públicas e privadas na faixa etária entre 14 e 18 anos.

Entre na aba “quero participar” no site: www.concursomariadapenha.com.br, clique no botão “clique aqui” no passo 2. Você será direcionado para a plataforma de inscrições, onde deverá preencher um formulário e então fazer o upload do seu vídeo.

As inscrições e envio dos filmes se iniciam às 00:01h do dia 30 de Setembro de 2019 e terminam às 23h59 do dia 10 de Dezembro de 2019.

Não. A inscrição no concurso é gratuita.

Serão premiados 5 vídeos, um de cada região do Brasil.

- Passagens de ida e volta para Brasília – DF para a entrega da premiação.
- Hospedagem em Brasília – DF durante o período da premiação.
- Um troféu e um diploma de menção honrosa.
- Um tablet para o(a) aluno(a) premiado(a) e um tablet para o(a) professor(a) orientador(a).
- Workshop sobre produção de documentário.
- Curso sobre como usar as plataformas digitais de forma responsável. Ao final, a pessoa premiada poderá produzir com o que aprendeu, novos vídeos curtos que serão compartilhados por jovens personalidades do Instagram que apoiam a causa da igualdade entre homens e mulheres.

Cada participante poderá inscrever apenas 1 (um) vídeo para concorrer ao presente Concurso. Já o(a) professor(a) poderá orientar mais de um trabalho, sem quantidade limite.

Caso haja mais de um vídeo produzido por uma mesma pessoa participante, as inscrições repetidas serão excluídas, sendo considerada válida apenas a primeira delas.

Não. É vedado o auxílio de empresas ou profissionais da área de produção audiovisual ou áreas afins. Se tal recurso for utilizado, o vídeo poderá ser desclassificado pela Comissão Julgadora. Caso o vídeo desclassificado seja o vencedor e já tenha recebido o prêmio, o(a) responsável pela inscrição será obrigado a devolver todos os prêmios recebidos.

Etapa 1 – Comissão Julgadora: serão selecionados 25 vídeos pelo júri do concurso.
Etapa 2 – Votação Popular: serão ganhadores os 05 vídeos, um de cada região, com maior número de curtidas contabilizadas na versão desktop na página do Concurso no Facebook - https://www.facebook.com/concursoleimariadapenha e também no Instagram.

Não. Se tal recurso for utilizado, o vídeo poderá ser desclassificado pela Comissão Julgadora. Caso o vídeo desclassificado seja o vencedor e já tenha recebido o prêmio, o responsável pela inscrição será obrigado a devolver todos os prêmios recebidos.

O resultado do Concurso será divulgado no dia 10 de Fevereiro de 2020, no site oficial do Concurso www.concursomariadapenha.com.br

Sim. A Câmara dos Deputados notificará, por correspondência eletrônica ou telefone, os(as) autores(as) dos vídeos escolhidos, desde que estejam corretamente identificados(as) por meio dos dados exigidos na ficha de inscrição.

Caso não seja possível contatar o(a) autor(a) do vídeo no prazo de 2 (dois) dias úteis, contados da data da divulgação do resultado do concurso, o projeto será desclassificado e o(a) próximo(a) colocado(a) será notificado(a), seguindo a ordem de classificação.

Serão exibidos nos meios de comunicação da Câmara dos Deputados, nas redes de comunicação dos parceiros, como o Banco Mundial e o Instituto Avon, além de disponibilizados no site www.concursomariadapenha.com.br.

AINDA TEM ALGUMA OUTRA DÚVIDA?

ENTÃO FALE COM A GENTE!